O que representa o termo metrópole?

Esse termo que começou a ser mais utilizado com o avanço da tecnologia e a globalização nada mais é do que uma cidade que possui um alto desenvolvimento urbano ao seu redor e que concentra o maior número de atividades, mão de obra e capitais em seu núcleo.

Quando essas cidades metropolitanas unem-se de forma relevante com outras cidades próximas (cidades-satélites) que possuam bom índice de desenvolvimento, acarreta no fenômeno denominado de Regiões Metropolitanas.

 O Brasil por conta de seu enorme território, possuí inúmeras regiões metropolitanas, entre elas estão: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife.

Todas essas cidades suas próprias características, porém, todas elas garantem o bom funcionamento de todo um sistema interligado a elas.

As metrópoles exercem papel fundamental na ordem econômica, na empregabilidade e na qualidade de vida de milhares de pessoas.

No Brasil possuímos duas metrópoles que podem ser consideradas de nível global, pois possuem influência e interligação econômica não só com as cidades ao seu redor, como com o exterior em geral.

Quer saber quais são as 12 maiores regiões metropolitanas do Brasil?

Acesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *